top of page

Up! BGT



Sempre tive uma vocação: a do desenho. Sempre tive um sonho: desenhar carros.

Acontece que na minha cidade natal não havia uma faculdade de design. E pra mudar de cidade eu teria que largar o meu emprego. E se eu largasse meu emprego não teria como me sustentar em outra cidade. E assim o sonho de desenhar carros ficou pelo caminho…

Segui a carreira de publicitário, que me deu tudo o que tenho hoje em dia, mas várias vezes me pego pensando em como unir a vocação para o desenho com a paixão pelos carros. Sempre que aparece alguma oportunidade neste sentido, me envolvo.

Três anos e meio atrás, o staff da Volkspage estava nos preparativos para a 3ª edição do BGT, e como participante desta comunidade, me ofereci para ajudar com o que estava ao meu alcance: logo e site para o evento. O logo fez sucesso, e com mínimas alterações, ganhou identidade e virou a cara do evento até os dias atuais.


Acontece que o sucesso do logo não é nada se comparado ao sucesso do evento, que (principalmente pelo trabalho duro e dedicação sem limites do Fabrício e do Ignácio) foi crescendo ao ponto de se tornar conhecido mundo afora e também de despertar as atenções da montadora, que esteve presente em edições passadas, com o conceito Saveiro Rocket e com o super esportivo R8 Spyder.

Desta vez o apoio da Volkswagen foi oficial, e este apoio coloca o BGT em um patamar só atingido por um seleto grupo de eventos ao redor do mundo, como por exemplo o GTi Treffen em Worthersee na Austria e Sowo, nos E.U.A.

Também aos moldes do que acontece lá fora, a Volkswagen do Brasil, através de seu departamento de design (aquele que eu sonhava em trabalhar) criou um carro conceito especialmente para o evento: o Up! Bubblegun Treffen.

O conceito faz referência à historia da marca, ao longo de seus mais de 60 anos no Brasil, daí os elementos vintage, como a pintura em dois tons no exterior e as faixas brancas nos pneus que calçam as rodas aro 16. A numeração 53, estampada na coluna "C", reforça o ano em que a VW iniciou as operações no Brasil. No interior, o conceito também usa dois tons nas portas e nas bordas dos tapetes. Já o volante recebeu detalhes na cor branca. Há ainda detalhes cromados nos botões do sistema de ar-condicionado e do farol.

Todos estes elementos foram desenhados exclusivamente para o carrinho, mas para mim nenhum outro item se destacou tanto quanto as placas e a soleira das portas.

É nestes lugares que está o logotipo que eu criei.

Cássio Borge, Matheus Lazarini, Raquel Villani e Milene Kazama, ( responsáveis pela criação do conceito ) e Luiz Alberto Veiga, ( diretor de Design e Package da VW para América do Sul ) sabem muito bem que o trabalho de Design é feito à muitas mãos e que às vezes toda a sua colaboração se resume a um ou outro detalhe do produto final. Mas ainda assim, o seu “toque” está lá...

E foi assim que eu me senti, quando abri a porta e olhei para aquela soleira.

Naquele momento, senti o gosto de como poderia ter sido, realizar o sonho de uma vida inteira.

Louco pra ver tudo o que rolou no BGT6? Fique tranquilo! O Up! foi só uma amostra: já estamos trabalhando em uma cobertura completa pra vocês.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page