Quebra de Paradigma



Tem carros que são assim: a cara do dono.

Quando conheci o Victor ele era dono de outro carro, (acho que era um Gol…) Será? Parece que desde que eu me lembro dele, ele é dono do Polo Sedan prata, mas na verdade já são um pouco mais de dois anos e meio de muita dedicação ao projeto. No início, apesar de alinhado o carrinho estava com a pintura bem fosca, com marcas de unhas vermelhas dentro das maçanetas e etc…

Foi cera, polimento, e então achando que só uma pintura resolveria o problema, foi que Victor rebaixou o sedan. Na seqüência conheceu uma marca gringa de produtos para cuidados com o carro e voltaram as sessões de polimento e enceramento. "Começou a vir um brilho não sei de onde!" - diz o proprietário.

Para completar o visual do Polo faltava escolher um jogo de rodas/pneus. A escolha foram as Audi Parabol 17", originais do Audi TT, mais conhecidas por aqui (e nos EUA) como Fat Five, que foram devidamente polidas, afastadas com um espaçador de 5mm e calçadas com pneus 195/45 R17. Foi então que um pouquinho mais "de chão" se fez necessário e o semi eixo começou a "tretar" com a longarina. Problema resolvido com um retrabalho na longarina.

Veio então a vontade de dar uma animada no 1.6 do VW e foi feito um upgrade via chip + escape. A empolgarão durou pouco e apareceu a oportunidade de meter uma turbina Turbina k16 no cofre do Sedan. Ex-proprietário de 2 carros turbo que foram comprados montados, Victor resolveu desta vez, fazer tudo do zero e foi comprando as peças todas novas.


Quando estava com quase todas as peças na mão o carro foi para a Escap Total fazer escarpamento com 2 abafadores, um flexível, coletor de tubos sob medida e pressurização de 2,5" toda feita em alumínio. O Miolo conta com pistão e biela PowerTech forjados para evitar dores de cabeça. O conjunto foi todo montado pela Art's Sound's preparações.

No início o acerto "tava embaçado" por conta da injeção original. O problema foi resolvido com a adoção de um gerenciador Fuel Tech FT400 + wideband slim + sonda lambda bosh lsu 4.2. Para dar vazão ao combustível, 4 bicos Siemens de 80 lbs/h e Bomba de combustível de GTi Full da Dinâmica. Com a nova injeção, o desempenho do carro melhorou sensivelmente, mesmo com a pressão no turbo diminuindo de 1,3 kg para 1,0kg! Pressão essa que é aliviada pelas válvulas Blow Off X-Flow e Wastegate MackTech MT 300.

E lá se vai um ano com o Polo rodando forte e sem quebras pelo litoral de São Paulo. Em novembro o rodou tranqüilo mais de 600 km entre idas e vindas para o BGT4. Tudo "sem novidade".

Prova de que com peças e profissionais certos, as expressões "carro turbo" e "dor de cabeça" andam em direções completamente opostas.


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