top of page

Zwitter '53



No mês de aniversário da Aütoplayerz, resolvemos trazer só os tops dos tops. E para dar continuidade às comemorações mostramos no post de hoje o carro do amigo "Rudeboy", membro do Brazilian Folks. O Brazilian Folks vocês já conhecem, mas se não conhecem eu explico: é um grupo formado pelo que há de melhor em Volkswagens refrigerados à ar. Pelo que eu vejo estando do lado de fora, "embalinho" não entra: tem que ser criterioso, perfeccionista, possuir um carro de carroceria "pré '70" (há algumas excessões) em estado nada menos que impecável e baixo...muito baixo!

Apesar de os caras manterem a régua do nível de exigência, "lá em cima", a arrogância não faz parte da cultura dos caras. Todos os membros que temos contato são mesmo gente-finíssimas.

Com o Rudeboy e o seu '53, não é diferente. Quer dizer... para falar a verdade, no meio de tanta jóia este carro consegue sim ser muito especial. O modelo conhecido como Zwitter é bem raro e foi fabricado por apenas alguns meses (entre outubro de 1952 e março de 1953). Mas o que diferencia o Zwitter dos demais? Seguinte: até '52 os VW possuiam como principais características a janela traseira bipartida, o painel com velocímetro e relógio no centro e dois porta-luvas (um em cada extremidade). O '53 por sua vez, já contava com janela oval, painel com porta-luvas único e velocímetro já na posição tradicional. O Zwitter é um modelo "híbrido". Possui o painel já do modelo '53, mas ainda usa a janelinha bi-partida do modelo '52.

Se você reparar bem nos detalhes destes carros pré 60, vai ver que eles apenas "lembram" aquele fusquinha em que seu pai ou seu avô te levavam pra passear. Volante, posição da chave de ignição, posição do cinzeiro e do rádio no painel, as portas, que por dentro tem um ressalto, onde vai encaixado o forro. Achar e/ou recuperar estas peças dá um trabalho "monstro". E aqui não foi diferente.


Rudeboy comprou este Zwitter há mais de sete anos e o carro tava só o cacareco. Para se ter uma idéia, apenas no processo de funilaria foram cerca de três anos; na sequência, pintura em verde pastel (cód L11), tapeçaria e mecânica consumiram mais um montão de tempo. Isso sem contar o tempo gasto garimpando as peças certas: portas, volante, faróis, lanternas, espelho retrovisor Albert, relógio e rádio (os três últimos, itens de época). Muita coisa desta lista precisou ser importada.

O resultado de tanto trabalho é perfeição. Parece que o carro ficou 60 anos guardado, desde 0km.

Na parte mecânica é onde se encontra alguma coisa nacional. Para privilegiar a manutenção e o uso regular do carro o motor agora é um 1600cc de carburação simples.​

Quando saiu da oficina, já foi rodando baixo e de Fumagalli 15", que depois foram trocadas por rodas BRM, que foram trocadas pelas Sprintstars, até finalmente chegarem as Cosmic que você vê aí nas fotos. Foi nessa época que toda a suspensão foi refeita, com mangas de eixo deslocadas da EMPI e eixo encurtado em 10cm de cada lado. Véi...o carro roda absurdamente baixo, tem que ter muita disposição!!!

Uma história curiosa sobre o dia das fotos é que nossa primeira tentativa de locação foi o pico do Jaraguá, mas ao chegar por lá, vimos que estava tudo lotado. Desistimos e na hora de ir embora passamos por um churrasco do pessoal do 272 Club. O churras parou para ver o '53 passar e nessas, um moleque novinho olhou o carro e arriscou: "certeza que é no ar". É boy...chora que é fixa!

Também foi mais ou menos na época que instalou o novo setup de suspensão, que o Rudeboy postou uma foto do Zwitter em nossa fanpage do facebook. Ao bater o olho no carro pensei "Tem que virar matéria!!" Pensamento que foi compartilhado pelo pessoal que comentou a foto. "Merece uma matéria!!" Rapidamente entramos em contato com o cara e tava armada a sessão de fotos e vídeos(que ficaram guardadas até esse mês de aniversário). Aliás agora enquanto terminava de escrever o texto, lembrei que o primeiro carro que apareceu no blog, em um vídeo, foi justamente um Split Window. E qual não foi a minha surpresa ao olhar a data daquele post: 21 AGO. Exatamente há um ano atrás! Realmente não tinha carro melhor para completar este primeiro ano de Aütoplayerz.​


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page