top of page

O curioso caso da A4 Avant



“Parece que acabou de sair de uma concessionária!” - provavelmente você já escutou, ou mesmo já usou essa frase para elogiar o estado de conservação impecável de um carro. É exatamente o caso desta Audi A4 Avant 1.8 20V ano 1999: o carro é tão novo, mas tão novo que não havia outro cenário possível para este ensaio, senão uma genuína concessionária Audi. Conversamos com o pessoal da Audi Center ABC, que na hora topou a idéia: carro à postos, placas decorativas no lugar, ficha técnica colocada no display e câmera pronta para a ação.


Enquanto eu ia clicando, o Clayton - dono do carro - foi contando que a paixão pela marca foi passada de pai pra filho, já que o coroa foi colaborador do Grupo VAG por mais de 30 anos.

Contou também das modificações que foi fazendo no carro ao longo do tempo. As externas, bem sutis, pude perceber entre um clique e outro: retrovisores em preto brilhante, assim como o emblema Audi e o friso cromado da grade. Nos faróis um adesivo também preto brilhante, forma uma discreta moldura que dá toda uma coerência estética à frente do carro. Na traseira, todo o 'lettering' e o logo Audi também vem em preto, quebrando toda a monotonia do prata/cromo original.



Ao abrir a porta me deparo com um interior nada menos que imaculado. Olho para o painel e na hora penso que os 80 e poucos mil km do odômetro, não fazem justiça à condição da 'sala de estar' desta perua. Parece um interior de 8mil km, não 80. Procuro um descascado nos botões do rádio, nos puxadores de porta, um vinco no couro, um desgaste no carpete. Nada.


Parece até com o personagem daquele famoso filme, onde o protagonista vai ficando mais novo e saudável com o passar dos anos...rs. Saúde aliás, que não foi deixada de lado no 1.8 aspirado: reprogramação da ECU, filtro de ar K&N inbox, escape inteiro redimensionado e uma embreagem de cerâmica entregam alguns poucos 'pocotós' a mais, mas em conjunto com a caixa originalmente mecânica, já preparam o terreno para uma futura atualização: o turbocompressor está nos planos!


O 'chão' também já está garantido, com molas e amortecedores preparados. A suspensão fixa é bastante firme e baixa, mas o sistema four link (de braços independentes com 4 pontos de fixação) deixa o carro muito gostoso de andar, apesar da altura.



Para as rodas, Clayton optou por um jogo de 5 rodas 9J x18" (sim a do estepe também), que vieram de um Maserati GT, que inclusive correu as 1000 milhas de Interlagos há alguns anos. A diferença é que para as ruas abandonaram os slicks e hoje em dia calçam pneus Toyo nas medidas 205/40 R18. Para ajustar furação e offset das novas rodas: adaptadores da Autoplayerz. O conjunto ganhou o prêmio de melhor jogo de rodas na primeira edição do BGT First Class - em Serra Negra / SP.


Apesar do estado de zero e de estar na vitrine, nem adianta insistir, porque esta Avant não está à venda. Melhor mesmo é procurar uma novinha lá na Audi Center ABC - a quem a gente agradece de montão pelo espaço. Até a próxima!


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Flickr - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
bottom of page